12x sem juros nos cartões

5% de desconto no depósito ou boleto

Site seguro certificado

0 Itens

R$ 0,00
Filtros
Preço
Marca
Tamanho

Barras de Apoio

Adaptar-se ao mundo é difícil, especialmente quando vivemos dificuldades que os outros geralmente não vivem. Mas e se o caminho inverso fosse possível? A Casa Médica pensa que não há nada de errado em adaptar o mundo aos indivíduos

Barras de Apoio

Usando barras de apoio confiáveis cada cômodo da sua casa pode se transformar em um paraíso de mobilidade e conforto! Por isso, preparamos uma seção especial só para te explicar melhor sobre esse equipamento.

Confira os diferentes tiposde barras que oferecemos em nosso site!

Tenha em mente que há recomendações para instalar barras de apoio regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Portanto, se você procura adaptar espaços de forma segura, fique atento às recomendações da ABNT

Para garantir que você está alinhado com as indicações de segurança, vale a pena procurar pela norma NBR 9050. Esta norma fala sobre Acessibilidade a Edificações, Espaços, Mobiliário e Equipamentos Urbanos. 

Umas das principais vantagens da utilização deste tipo de equipamento, além do aumento de mobilidade e conforto, é o aumento da auto estima do usuário. Isso porque a liberdade proveniente do seu uso dá mais autonomia sobre o próprio movimento.

Benefícios do Uso

A instalação das barras de apoio cria as condições excelentes para locomoção e transforma completamente os espaços. Lugares que antes eram ameaçadores tornam-se convidativos e amigáveis

Como consequência, o próprio usuário das barras melhora seu humor e otimiza seu tempo, pois passa a se locomover de forma prática e previsível. O resultado é só um: melhora na qualidade de vida

Tipos de Barras 

Os tipos de barras de apoio variam conforme a necessidade e o espaço a ser adaptado. A seguir falamos de alguns dos tipos mais comuns

  • Barras para Box
  • Barras para Vaso Sanitário
  • Barras na Bacia Sanitária

As barras para box servem para auxiliar na hora do banho, elas ajudam o usuário a se locomover pelo banheiro. Vale a pena lembrar que a cadeira de rodas não pode ficar solta e que, por isso, uma distância de 4 centímetros entre o suporte e a pia precisa ser garantida.

Quando se trata do box, a ABNT determina que dois suportes diferentes sejam instalados: uma barra de apoio reta ( de 70 centímetros) e uma barra angular com formato de “L” (também de 70 centímetros).

As barras para vaso sanitário servem para dar mais estabilidade na hora do uso. A sua instalação deve ocorrer nas laterais do vaso. Além disso, o equipamento deve ter o formato de “L”, de maneira a facilitar a locomoção pelo cômodo.

Já as barras da bacia sanitária são aquelas que precisam ser instaladas nas paredes próximas ao vaso sanitário. Elas servem para auxiliar no posicionamento e na saída do usuário. Este tipo de barro deve ter um comprimento mínimo de 80 centímetros.

Instalação e Dicas de Compra

Como estabelecido na NBR 9050, uma instalação segura para barras de apoios deve mapear bem o esqueleto dos espaços a serem adaptados, de maneira a evitar a perfuração de estruturas essenciais, como tubulações e instalações elétricas.

É importante que as barras sejam capazes de suportar 150 quilos, além de possuírem diâmetro maior do que 32 milímetros. Também é indispensável garantir que a distância entre a barra e o seu suporte (parede etc) seja de 40 milímetros.

Uma última observação importante é garantir que a face interna do equipamento seja resistente à corrosão. 

Ao seguir as observações que colocamos aqui e conhecendo as diferentes funcionalidades das quais falamos, você fica pronto para revolucionar seu padrão de mobilidade e conforto. 

A Casa Médica apoia a vida, e oferece o catálogo completo de que você precisa para solucionar problemas! Continue navegando pelas nossas seções.