Frete Grátis para o Brasil

12x sem juros nos cartões

Compre no site e retire na loja

5% de desconto no depósito ou boleto

Site seguro certificado

0 Itens

R$ 0,00
Filtros
Preço
Cor
Marca
Tamanho
Sabor

Bengalas

O bastão ortopédico é uma das principais soluções para dificuldades na marcha. Mais conhecido como “bengala”, este dispositivo é ideal para diminuir a tensão nos membros inferiores e para garantir o bom ritmo da caminhada.


A bengala é muito indicada em casos de perda de equilíbrio e força muscular, funcionando como um sólido ponto de apoio. Cerca de 20% da carga sobre os membros inferiores é transferida para o bastão.


Assim, a bengala alivia a dor e evita o desgaste das articulações ao mesmo tempo em que fornece suporte para a caminhada. Confira nossos modelos.

Bengalas

Seja por gosto ou necessidade, a bengala é um item muito popular entre as pessoas que apreciam a união entre conforto e mobilidade. O uso correto do dispositivo confere segurança ao andar de quem apresenta problemas nas articulações ou músculos dos membros inferiores.


Mesmo assim, muitas pessoas alimentam preconceitos, acreditando que esse dispositivo serve “para doentes” ou pessoas “incapacitadas”. Na verdade, a bengala é sinal de independência e de quem quer manter a saúde. 


Dificuldades ao andar, necessidade de apoiar-se, assim como dores e desequilíbrio podem ser indicativos de que um auxiliar de mobilidade é bem-vindo. Não deixe ideias pré-concebidas ficarem entre você e a sua autonomia.


A Casa Médica se compromete em promover a saúde! Por isso lembre que apenas o exame cuidadoso do seu médico é que pode determinar a necessidade do uso de uma bengala.


Tipos de bengala que você encontra por aqui


Há dois tipos básicos de bengala: a clássica e a de quatro pontos. O primeiro tipo consiste de um bastão ortopédico retilíneo e cilíndrico com um ponto de apoio; o segundo é um bastão ortopédico que se divide em quatro pontos de apoio.


Sobre o material, as bengalas podem ser encontradas em madeira ou alumínio. O alumínio oferece vantagens por possibilitar o ajuste fácil, apesar de aumentar o preço do dispositivo. Já a madeira precisa ser cortada na medida certa e não vem em modelo de quatro pontos.


O tipo clássico oferece mais agilidade e rapidez na marcha, quando comparado com o modelo de quatro pontos, que tende a ser mais pesado. Contudo, se você tem perda de equilíbrio mais acentuada, talvez a bengala de quatro pontos seja a mais indicada.


Para quem se interessar, é possível adquirir o modelo canadense de bengala, com apoio para o braço. Hoje em dia até mesmo modelos dobráveis estão disponíveis, basta escolher qual mais se encaixa nas suas necessidades.


Depois de ter adquirido o seu bastão ortopédico, você precisará prestar atenção à maneira correta de como usá-lo. 



Uso Responsável


Com o passar do tempo, o revestimento de borracha da ponteira do seu bastão ortopédico se desgasta, diminuindo a taxa de aderência e a estabilidade. Assim, é preciso ficar atento para o momento de substituí-lo.


Existem observações muito importantes para se fazer na hora de usar o bastão ortopédico da maneira correta. Primeiramente, sempre mantenha a bengala ao lado e próxima do corpo. É um erro comum e perigoso mantê-la à frente, oferecendo risco de tropeço.


Também é importante manter o dispositivo ao lado do membro afetado e menos funcional. Do contrário, o lado fraco do corpo fica sobrecarregado. Dessa forma, o padrão de marcha se aproxima o máximo possível do natural. 


Outra dica válida é usar a cordinha da bengala para ter certeza de que ela está bem firme e não vai escorregar durante a caminhada. Essa dica deve ser combinada com a de evitar superfícies molhadas ou escorregadias para garantir a segurança.


E aí? Conseguiu entender um pouco melhor a funcionalidade da bengala? Não deixe de consultar o seu médico sobre a necessidade de um bastão ortopédico, e lembre-se de que quando o assunto é qualidade de vida a Casa Médica já tem tudo o que você precisa!