Frete Grátis para o Brasil

12x sem juros nos cartões

Compre no site e retire na loja

5% de desconto no depósito ou boleto

Site seguro certificado

0 Itens

R$ 0,00
Filtros
Preço
Cor
Marca

Aparelho de Pressão

Monitorar as mudanças na pressão cardíaca é essencial para ajudar a determinar a existência de doenças ou anormalidades. Por isso, utilizar corretamente um ótimo aparelho de pressão é crucial para realizar a medida de maneira precisa!

 

Seja por meio do esfigmomanômetro ou de um moderno aparelho digital, medir a pressão é um procedimento simples e fácil, mas que pode ajudar a evitar problemas complexos  de saúde. Por isso, a Casa Médica reuniu algumas informações valiosas sobre aparelhos de pressão!

 

Confira nesta seção tipos de procedimento, como interpretar o resultado e dicas de uso.


 

Aparelho de Pressão

O procedimento de medir a pressão é comum e pode ocorrer de formas diferentes. O resultado desse procedimento é a leitura da pressão arterial, com base na sístole (contração) e na diástole  (relaxamento) do coração.


Leitura Mecânica


O esfigmomanômetro é o instrumento mais associado com pressão arterial, mas hoje os aparelhos digitais oferecem uma opção mais prática e confortável ao usuário. No caso da leitura mecânica, é preciso ter à mão um estetoscópio; já no caso do aparelho digital, o próprio aparelho de pressão já é suficiente.


A leitura com esfigmomanômetro exige que a cabeça do estetoscópio seja posicionada na dobra do braço esquerdo para escuta; a braçadeira precisa ser posicionada de 2 a 3 cm acima da dobra deste mesmo braço.


Em seguida, usando o manguito, a braçadeira deve ser inflada até que nada se escute pelo estetoscópio. A partir daí, quando o primeiro som for ouvido, a pressão indicada pelo manômetro deve ser anotada. Trata-se da primeira medida da pressão.


Para se obter a segunda medida da pressão. a braçadeira precisa ser esvaziada até que o último som seja ouvido. Quando cessarem todos os sons, a medida indicada pelo manômetro deve ser anotada mais uma vez.


As duas medidas que teremos obtido ao final do processo devem ser juntadas para fornecer o valor da pressão arterial. Por exemplo, se a primeira medida foi de 150 e a segunda de 60, a pressão será de 15 x 6 (quinze por seis).


Leitura Digital


Ao usar um aparelho de pressão digital, todo o processo de leitura é simplificado. Com um toque o aparelho automaticamente infla ao redor do pulso ou do braço. Alguns aparelhos digitais trazem uma bomba, neste caso é preciso usá-la para inflar a braçadeira.


Além de ser mais prático, este aparelho pode oferecer outras informações, como frequência cardíaca.


Uma vez que a braçadeira esteja inflada, basta esperar para consultar o resultado da leitura no visor digital do aparelho. Alguns cuidados precisam ser mantidos na hora de realizar a medição, confira a seguir.


Cuidados


É importante manter a postura correta na hora de medir a pressão: pés tocando o chão, costas retas e apoiadas no encosto de uma cadeira. No caso do esfigmomanômetro, o braço precisa estar esticado em uma mesa, aproximadamente na altura do coração. Com aparelho de pulso, o cotovelo deve se apoiar na mesa e o pulso fica na altura do coração.


Para aumentar a precisão da leitura vale a pena garantir um repouso de quinze minutos bem como evitar fumar, ingerir álcool, ou fazer exercícios. Caso alguma dessas atividades ocorra é preciso esperar 30 minutos antes de medir a pressão.


Lembre-se de que medir a sua pressão sanguínea pode apresentar alterações, logo, fazer duas medições com um intervalo de 2 minutos entre si é uma boa maneira de garantir a precisão e veracidade da leitura.


Seja digital ou mecânico, a Casa Médica tem o aparelho de pressão que você precisa para manter uma rotina sadia de cuidados! Não deixe de navegar pelas nossas seções para descobrir como trabalhamos para conservar o que há de mais importante: sua saúde!